terça-feira, 5 de abril de 2011

Border Collie

O BORDER COLLIE
O Border Collie é originário da região montanhosa entre a Escócia e a Inglaterra. A criação da raça data, segundo referências literárias, pelo menos do ano de 1570. A palavra Border significa “fronteira” em inglês e Collie pode ter tido origem na palavra “Colley” uma raça de ovelhas. Existe ainda a palavra “Coolie” que significa trabalhador em Inglês. E ainda pode-se ter originada da palavra Celta “Coalley” que significa preto.
Os cães pastores permaneceram muito tempo confinados às fazendas, servindo seu mestre. Com o aumento da indústria da lã, e conseqüente crescimento do rebanho ovino, a popularidade da raça foi aumentando rapidamente como a ajudante imprescindível do pastor. A partir de 1800, os Border Collie tornaram-se presentes na maioria das fazendas inglesas.
Em 1873, aconteceram as primeiras provas de pastoreio, em Bala, no País de Gales, quando os Border Collie se mostraram aos olhos do público. Em 1906, foi fundada, por alguns pastores insatisfeitos com o Kennel Club, a Internacional Sheep Dog Society - ISDS. Segundo eles, o Kennel se preocupava mais com o aspecto exterior dos cães do que com suas capacidades de trabalho. A ISDS é ainda hoje quem registra os cães de trabalho e que organiza os campeonatos de pastoreio.
O primeiro Border Collie que destacou-se foi OLD HEMP , um cão tricolor, nascido em 1893. Seu proprietário era Adam Telfer. Hemp era um Border Collie calmo, poderoso, a quem as ovelhas respondiam com facilidade. Foi largamente utilizado como padreador e o seu estilo de trabalho tornou-se o estilo de trabalho do Border Collie. O segundo, foi WISTON CAP . Foi o mais usado e popular cão de cobrição na história da raça, e aparece em muitos pedigrees de hoje. Criado por W.S.Hetherington, e treinado por John Richardson.
CARACTERÍSTICAS
O Border Collie pastoreia com a cabeça baixa, olhando fixamente para as ovelhas. Percebe todos os movimentos do rebanho, e reage movendo-se lentamente para tirar vantagem ou contrariar o mesmo movimento. O movimento do rebanho, como o do cão, deve ser calmo e firme. O Border Collie é a melhor raça de cães pastores do mundo. São conhecidos pela sua agilidade, inteligência, resistência e uma firme vontade de trabalhar. O Border Collie pastoreia ovinos, bovinos, eqüinos, gansos, marrecos, outros cães, pássaros, gatos, coelhos, cervos, veados, crianças e qualquer coisa que se mexa. Um Border Collie sem trabalho pode ficar neurótico, obsessivo e destrutivo.
O Border Collie é muito inteligente e aprende depressa. Conforme o pesquisador Stanley Coren, autor do livro “Inteligência dos Cães”, a raça Border Collie é a mais inteligente do mundo para obediência e trabalho. Segundo a pesquisa, estes cães começam a mostrar sinais de compreensão de comandos simples após 5 repetições, e não precisam de muita prática para manter estes comandos. Amadurecem tarde, são imaturos até aproximadamente os 2 ou 3 anos. No entanto, muitos cães com 10 à 12 anos de idade ainda são muito espertos e cheios de energia.
TEMPERAMENTO
Um Border Collie para ser feliz necessita de alguém sensível que o mantenha ocupado. Por ser um cão disciplinado e com uma inteligência acima da média, necessita estar sempre ativo e permanentemente ocupado.
O Border Collie é:
  • Um cão de família
  • Um fantástico cão de obediência
  • Supremo cão pastor
  • Inteligente
  • Cão de topo, no agility
  • Excelente cão de busca
CUIDADOS BÁSICOS
Alimentação
Utilizamos no Canil Kaniman, ração granulada de boa qualidade. Controlamos o peso dos animais e ajustamos as quantidades de ração para não deixá-los muito gordos ou magros. Todas as mudanças de alimentação devem ser realizadas progressivamente, para que o organismo do cachorro se adapte. Se isto não for feito o cão poderá ter diarréias. Água limpa e fresca deverá estar sempre à disposição.
A desmama começa aos 25 dias, quando começamos a introduzir, na dieta do filhote, ração com alto valor protéico, preparando-o para a desmama definitiva. Por volta dos 45 dias, quando estão prontos para deixar a mãe, passamos a fornecer quatro refeições por dia. O número de refeições vai decrescendo até um ano de idade, quando poderá fazer apenas uma refeição por dia.
Dentição
A troca de dentes começa aos 105 dias e termina por volta dos 180 dias.
Banhos
Evite banhar cães muito jovens, ou seja, antes das três doses recomendadas de vacinas anti-viroses. Os banhos não devem ser freqüentes. Nunca se deve dar mais do que um banho por mês, pois retira a oleosidade natural do pêlo.
O Border Collie tem “sistema de auto limpeza incorporado”. O seu pêlo segura pouca sujeira, e é comum, depois de um banho de lama, após esta secar e cair, o pêlo ficar completamente limpo.
Ao escovar o cão, além de retirar todo o sub pêlo morto, podemos verificar se esta tudo em ordem, se não há feridas, pulgas, bernes, carrapatos ou miíases (bicheiras).
Cio
As fêmeas entram em cio, pela primeira vez, entre os 6 e 10 meses de idade, O cio dura aproximadamente 21 dias, A cadela está receptiva a partir do 9 º e 10º dia, até o 17º e 18º , sendo o seu período fértil entre o 10º e o 14º dia. Não se recomenda cruzar fêmeas com menos de 1 ano de idade.
Desverminização
A mãe pode transmitir parasitas aos filhotes, tanto pela placenta como pelo leite. Desverminar a cadela antes do acasalamento é uma medida preventiva para que os filhotes nasçam livres de vermes. Todos os cães devem ser desverminados segundo o seguinte esquema:
  • Entre os 14 e os 21 dias após o nascimento
  • Às 6 semanas
  • Às 8 semanas
As doses seguintes, a cada 2 meses até 1 ano de idade. Cães adultos de 3 à 4 desverminações por ano costumam ser suficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário