Sendo um navio de passageiros da Classe Olympic, o RMS Titanic pertencia a White Star Line e foi construído pelos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, Irlanda do Norte. Ele saíu em direção a Nova York com 2.227 pessoas abordo. O alto número de mortes quando o navio afundou se deu parcialmente devido ao fato de, apesar de atender as regulamentações da época, carregar botes salva vida para apenas 1.178 pessoas. Um número desproporcional de homens morreu devido ao protocolo de "mulheres e crianças primeiro" que foi empregado.
O Titanic foi projetado por alguns dos engenheiros mais experientes da época, e usava algumas das mais avançadas tecnologias então disponíveis. Foi um grande choque para muitos que, apesar das grandes medidas de segurança, o Titanic tenha afundado, e o fato de ter naufragado em sua viagem inaugural adicionou uma natureza irônica a tragédia. O frenesi por parte dos meios de comunicação sobre as famosas vítimas do Titanic, lendas sobre o naufrágio, a resultante mudança das leis marítimas e o descobrimento de seus destroços pelo pesquisador Robert Ballard contribuíram para manter o interesse no Titanic.
O Titanic foi um transatlântico da White Star Line, construído nos estaleiros da Harland e Wolff, em Belfast, Irlanda destinado a competir com os navios Lusitânia e Mauritânia da empresa rival Cunard Line. O Titanic, juntamente com os seus irmãos da classe Olympic, o Olympic e o ainda em construção Britannic (originalmente chamado de Gigantic), se destinavam a ser os maiores e mais luxuosos navios a operar. Os projetistas foram William Pirrie,[1] diretor de ambas as empresas Harland and Wolff e White Star, o arquiteto naval Thomas Andrews, gerente de construção e chefe do departamento de design da Harland and Wolff,[2] e Alexander Carlisle, o projetista chefe e gerente geral do estaleiro do Titanic.[3] Carlisle sugeriu que se usasse no Titanic turcos maiores que poderiam dar ao navio um potencial de transporte de 48 botes salva vidas; isso seria o bastante para acomodar todos os passageiros a bordo. No entanto, a White Star Line, concordando com a maioria das sugestões, decidiu que apenas 16 botes salva vidas de madeira (16 sendo o mínimo permitido pelas leis da época, baseada na tonelagem projetada do Titanic) seriam transportados (também havia quatro botes salva vidas desmontáveis) que no total poderiam acomodar apenas 52% das pessoas a bordo.
A construção do RMS Titanic, financiada pelo americano J. P. Morgan e sua companhia International Mercantile Marine Co., começou em 31 de Março de 1909. O casco do Titanic foi lançado no dia 31 de Maio de 1911, e sua equipagem foi concluída em 31 de Março do ano seguinte.
O Titanic tinha 269,10 metros de comprimento e 28 m de largura, uma tonelagem bruta de 46,328 toneladas, e uma altura da linha d'água até o deque de botes de 18 metros. O Titanic continha dois motores de quatro cilindros de expansão tripla, invertido com motores a vapor e uma turbina de baixa pressão Parsons de três hélices. Havia 29 caldeiras alimentadas por 159 fornos de carvão a combustão que tornaram possível a velocidade máxima de 23 nós (43 km/h). Apenas três das quatro chaminés de 19 metros de altura eram funcionais; a quarta chaminé servia apenas para ventilação; foi adicionada para dar ao navio uma aparência mais impressionante. O navio podia transportar um total de 3,547 pessoas, entre passageiros e tripulação e, por transportar correio, usava o prefixo RMS (de Royal Mail Steamer), bem como SS (Steam Ship).
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